Buscando a transparência das ações de governo junto à população nestes primeiros meses de governo da nova administração de Sapucaia do Sul, o prefeito Volmir Rodrigues, em parceria com a secretaria da Fazenda, divulga o balanço financeiro do mês de janeiro de 2021.
Após os cálculos realizados pela Fazenda, foi anunciado que entre a dívida inscrita, restos processados, não processados e anulações e valores a restituir ao FAPS, os valores somam o montante de R$107.368.512,55 em dívidas. Mesmo assim, a prefeitura garantiu o pagamento dos mais de 3 mil servidores municipais pontualmente em sua integralidade.
Do total desse valor, R$ 13 milhões de despesas vencidas do ano passado já foram pagas, dando continuidade a serviços essenciais como limpeza urbana, programas comunitários e da área da saúde. Ainda segundo a prefeitura, ocorreu uma economia expressiva de mais de R$ 5 milhões em serviços de manutenção.
Parte da dívida herdada foi realizada de forma irregular, isto é: não existe o instrumento legal de pagamento, o chamado, e necessário, empenho. A Prefeitura também tem R$20.411.366,27 (vinte milhões, quatrocentos e onze mil, trezessentos e sessenta e seis reais e vinte e sete centavos) de restos a pagar, de igual forma contratada irregularmente, sem previsão legal, o que contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo o prefeito Volmir Rodrigues, a intenção da divulgação desses números é realçar a transparência da administração pública, mostrando à população a realidade encontrada no município. “A dívida divulgada pela antiga administração, de cerca de 40 milhões de reais, passou em muito. As pessoas precisam tomar conhecimento desses números que encontramos ao assumir o governo”, afirmou o prefeito.
Volmir ressalta ainda, os problemas encontrados com secretarias abandonadas e deterioradas, prédios públicos depredados e material sucateado.